A demanda por previdência privada no Brasil: uma análise empírica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2017v20n1p36

Resumo

A expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos e a necessidade de manter o padrão de consumo vem expandindo o número de investimentos em fundos de pensão privados. Com efeito, entender melhor os atributos que impulsionam a demanda por esse produto é condição necessária para planejar o segmento. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi analisar os determinantes socioeconômicos da escolha individual em investir na previdência privada no Brasil. Para tanto, ajustou-se uma regressão logística a dados da PNAD 2011. Os resultados revelam, como esperado, que a renda, a escolaridade e a idade influenciam positivamente a probabilidade de aquisição do produto. Além dessas variáveis, constatou-se também que homens e residentes da região sudeste apresentam maiores chances de investir nesse fundo. Evidentemente, concluiu-se que os gestores, públicos e privados, devem planejar o futuro da previdência levando em consideração a tendência de crescimento da renda e escolaridade do brasileiro, bem como o envelhecimento da população.

Biografia do Autor

Patrícia Romualdo Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2006), Especialização em Auditoria Externa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutoranda em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professora na UFMG. Ex-auditora da KPMG, ex-contadora do Laticínios Porto Alegre e ex-professora da Escola de Estudos Superiores de Viçosa (ESUV) e do CEFET-MG. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, Administração e Economia.

 

 

Thiago Costa Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010), Mestrado em Economia (2012) e Doutorado em Economia Aplicada (2015) pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus de Governador Valadares, atuando nas áreas de Economia dos Recursos Naturais e Métodos Quantitativos, principalmente nos seguintes temas: modelos de eficiência paramétricos e não paramétricos, economia da energia e economia dos recursos naturais.

 

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

Artigos