Elasticidade-renda das importações e Lei de Thirlwall: uma aplicação do Método Markov-Switching para o Brasil (1995-2016)

Autores

  • Géssica Mathias Diniz Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR).
  • Diego Ferreira Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2018v21n1p77

Resumo

Este artigo propôs-se a analisar o comportamento da elasticidade renda das importações brasileiras, no período entre 1995 e 2016, e se existem evidências de não-linearidade no que se refere à elasticidade. A elasticidade calculada permitiu testar a validade da Lei de Thirlwall, isto é, se o crescimento econômico do Brasil foi restrito pelo balanço de pagamentos. Para estimar a elasticidade foi o utilizado o método de Markov-Switching que permitiu a segmentação dos parâmetros estimados em regimes. Foram definidos dois regimes, para o primeiro a elasticidade foi de 4,78 com duração esperada de 1,3 trimestres, já para o segundo regime, obteve-se como resultado elasticidade igual a 0,62 e duração de 3,4 trimestres. Baseado nessas elasticidades confirmou-se a hipótese subjacente à Lei de Thirlwall de que o crescimento econômico brasileiro foi restrito pelo balanço de pagamentos.

Biografia do Autor

Géssica Mathias Diniz, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR).

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestra em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é doutoranda no no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná.

Diego Ferreira, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR).

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR).

Downloads

Publicado

2018-05-17

Edição

Seção

Artigos