A relação entre preço e qualidade: uma contribuição metodológica utilizando lógica fuzzy

Júlio Eduardo Rohenkohl, Orlando Martinelli

Resumo


O artigo apresenta um tratamento formal da relação entre preço e qualidade das mercadorias. A atenção dirige-se para a qualidade em produtos alimentares. Utiliza-se a teoria dos conjuntos fuzzy para analisar a relação entre a qualidade e o preço das mercadorias, explorando variantes da ótica do consumidor para captar a) a relevância de características qualitativas para o estabelecimento do preço a pagar e, alternativamente, b) a relevância do preço como sinalizador de qualidade. Este método aproxima a formalização matemática da manifestação do consumidor, reduzindo a necessidade de pressupostos teóricos inerentes à organização da informação mediante técnicas de variação infinitesimal. O resultado do exercício sinaliza ser o preço um indicador de qualidade das mercadorias, principalmente quando a qualidade se torna ruim na percepção dos consumidores.


Palavras-chave


Mercadorias; Qualidade; Relações fuzzy

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8085.2018v21n2p97

Creative Commons License
Revista Textos de Economia. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN: 2175-8085 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
> > > > >