Análise dos determinantes institucionais e regionais do investimento direto externo das pequenas e médias empresas: um estudo do caso da região sul do brasil

Autores

  • Mohamed Amal FURB- Blumenau - SC
  • Fernando Seabra UFSC- Florianópolis - SC
  • Ricardo Sugai UFSC- Florianópolis - SC

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a importância de fatores sócio-culturais e institucionais de âmbito regional sobre o investimento direto externo (IDE) na Região Sul do Brasil. A metodologia adotada foi a estimação de um modelo econométrico de corte transversal com base em informações obtidas de uma pesquisa de campo junto a empresas multinacionais (EMN) da região. Os resultados da estimação do modelo indicam que o IDE está diretamente associado com o nível de índice de desenvolvimento humano (IDH) local, o grau de concentração industrial da região e o valor do salário pago pela empresa. Conclui-se, com base nas informações da amostra e na estimação dos determinantes do IDE, que variáveis de natureza sócio-culturais são relevantes na atração de EMN para a região sul do país.

Biografia do Autor

Mohamed Amal, FURB- Blumenau - SC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Université Hassan II de Casablanca (1985) , especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pelo FURB (1997) , mestrado em Economia pela UFSC (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2005) . Atualmente é professor titular do FURB e Membro de corpo editorial da Revista de Negócios. Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Investimento externo direto, Empresas multinacionais, Panel data, Determinantes.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fernando Seabra, UFSC- Florianópolis - SC

Possui graduação em Economia pela UFRGS (1982) , mestrado em Economia Rural pela UFRGS (1985) , doutorado em Economia pela University of Essex (1994) e pos-doutorado pela Mcgill University (2001) . Atualmente é professor titular da UFSC e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia Internacional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos