Apresentação

Autores

  • Helton Ricardo Ouriques Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

É com satisfação que entregamos aos leitores mais um número da Textos de Economia. A presente edição é composta por seis artigos e uma resenha. O primeiro artigo, de autoria de Valéria Lopes Ribeiro, é intitulado A expansão chinesa na África: comércio, investimentos e fluxos financeiros, mostra os fatores que vem determinando o direcionamento dos interesses da China para aquela região. O artigo seguinte, intitulado Produção do Carnaval em escolas de samba: ensaio à luz do debate sobre economia
da cultura, escrito por Hoyêdo Nunes Lins e Kamily dos Santos Ribeiro, é baseado em uma pesquisa empírica, realizada junto a uma tradicional Escola de Samba de Florianópolis, mostrando nuances da cadeia produtiva do Carnaval no município em questão e, em particular, na comunidade-sede da Protegidos da Princesa, objeto do estudo. O terceiro artigo, de autoria de Jônatas Henrique Souza dos Santos e Mariusa Momenti Pitelli, intitulado Teste de perda crítica para delimitação do mercado relevante: aplicação no mercado de automóveis, aplica para o mercado brasileiro de automóveis o referido teste, para três modelos do subsegmento “veículos de entrada”. O quarto artigo, intitulado Valuation aplicado ao setor de educação de ensino superior por fluxo de caixa descontado, escrito por José Eduardo Zdnowicz, Daniel Knebel Baggio e Guilherme Batista, realiza o “valuation” para duas empresas de capital aberto do setor de educação superior no Brasil. O artigo seguinte, de Rodrigo Possignolo Rodrigues e Luiz Carlos de Carvalho Júnior, intitulado As estratégias de crescimento de dois grandes grupos econômicos do segmento de luxo, identifica e analisa as estratégias de crescimento do setor em questão, tendo como exemplo dois conglomerados de luxo internacionais. O sexto, e último artigo, intitula-se Os investimentos em infraestrutura no Brasil no período 1930-1990, de autoria de Alexandre da Silva de Oliveira, mostrando o papel central que o Estado teve nos investimentos no setor, no período considerado. Para fechar a edição, é publicada também a resenha, escrita por Ricardo Zortéa Vieira, do livro História, Estratégia e Desenvolvimento: para uma geopolítica do capitalismo, de José Luís Fiori. A qualidade da referida resenha, por si só, é um convite à leitura da obra em questão.
Finalizamos essa apresentação informando aos leitores que, a partir da próxima edição, a Textos de Economia passará a circular somente no formato eletrônico, seguindo uma tendência em curso no mundo dos periódicos científicos. Além disso, uma nova editoria-chefe da revista assumirá a partir de agora. Deixo, portanto, um agradecimento especial a todos os autores e autoras que colaboraram com nossa revista, a todo o corpo de pareceristas, aos colegas do comitê editorial, aos bolsistas que trabalharam na revista, aos colegas revisores do texto em inglês e ao corpo técnico do portal de periódicos da UFSC.

Biografia do Autor

Helton Ricardo Ouriques, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionis da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Apresentação