A santa do turismo:o mercado da fé em Nova Trento – SC

Helton Ouriques

Resumo


O objetivo principal deste artigo é discutir criticamente o significado turístico da canonização de Santa Paulina, ocorrida em 19 de maio de 2002. Argumentamos que a fé religiosa vem sendo apropriada por uma forma específica de acumulação do capital. Em outras palavras, a religiosidade está sendo transformada em uma mercadoria turística. Neste sentido, pretendemos: a) apresentar dados gerais sobre a evolução social e econômica do município de Nova Trento; b) descrever as novas características produzidas pelo uso econômico da fé no município em questão; c) compreender teoricamente o significado da apropriação, por parte do capital turístico, dos sentimentos de fé e religiosidade populares.

Palavras-chave


Turism; Fé religiosa; Santa Paulina

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Revista Textos de Economia. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN: 2175-8085 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
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