A santa do turismo:o mercado da fé em Nova Trento – SC

Autores

  • Helton Ouriques UFSC- Florianópolis - SC

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir criticamente o significado turístico da canonização de Santa Paulina, ocorrida em 19 de maio de 2002. Argumentamos que a fé religiosa vem sendo apropriada por uma forma específica de acumulação do capital. Em outras palavras, a religiosidade está sendo transformada em uma mercadoria turística. Neste sentido, pretendemos: a) apresentar dados gerais sobre a evolução social e econômica do município de Nova Trento; b) descrever as novas características produzidas pelo uso econômico da fé no município em questão; c) compreender teoricamente o significado da apropriação, por parte do capital turístico, dos sentimentos de fé e religiosidade populares.

Biografia do Autor

Helton Ouriques, UFSC- Florianópolis - SC

possui graduação em Ciências Econômicas pela UFSC (1992), mestrado em Geografia pela UFSC(1996) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Professor do Departamento de Ciëncias Econömicas da UFSC, desenvolvendo atividades de ensino na ãrea de economia e atua em pesquisa nos seguintes temas:: turismo, trabalho, economia, desenvolvimento econömico e evolução do capitalismo contemporëneo.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos