Estado e movimentos sociais: qual autonomia? A experiencia dos conselhos populares em Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2011n6p129Resumo
Este artigo examina alguns aspectos da relacao entre Estado e movimentos sociais urbanos. O enfoque consiste na relacao do Movimento dos Conselhos Populares (MCP) com a administracao de Fortaleza, governada por Luizianne Lins (PT). A peculiaridade existente na relacao e o fato do movimento surgido no bojo da campanha de Luizianne e que, em tese, garantiria a sustentacao do “governo popular”, passou a sofrer um esvaziamento por parte da administracao municipal, inclusive atraves de práticas tradicionais na politica. A experiencia e emblemática por demonstrar a manifestacao de sujeitos antagônicos diante das contradições econômicas materializadas na dinâmica da expansao urbana e o processo de “transformismo” nas relações sociais travadas pelo poder dominante em relacao aos sujeitos antagônicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.