Direitos Humanos e ensino jurídico crítico: a situação das universidades públicas no Rio Grande do Sul

Autores

  • Rômulo Gubert de Mello Brum Universidade Federal do Rio Grande
  • Roberta Cunha de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande
  • Lúcio Carobin Machado Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2013n9p4

Resumo

Reconhecendo a importância do direito na história enquanto um fenômeno complexo envolvendo lutas sociais pelas mais diversas demandas, faz-se necessário seu pensar crítico, de modo que o jurista seja capaz de situar suas práticas dentro do momento histórico no qual está inserido. Nesse desiderato tem papel fundamental o ensino superior, pois a universidade democrática é o lugar que se propõe a buscar o diálogo e a construção de um conhecimento crítico. Para tanto, intentou o presente trabalho, a partir de aportes teóricos alternativos ao dominante, analisar os planos pedagógicos de quatro faculdades de direitos de instituições públicas do Rio Grande do Sul, revelando que a disciplina de direitos humanos não é unanimidade nem mesmo entre elas. Ademais, embora os cursos pretendam um egresso de pensamento autônomo, não raras vezes acabam institucionalizando conteúdos ainda ligados a uma concepção formalista do fenômeno jurídico.

Biografia do Autor

Rômulo Gubert de Mello Brum, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmico do Curso de graduação Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisa nas áreas de teoria geral do Direito, Direito constitucional e assessoria jurídica popular universitária.

Roberta Cunha de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Ciências Criminais pela Pontíficia Universidade Católica do RS (2012),linha de Violência e Segurança Pública . Professora substituta no curso de Direito na Faculdade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Direito Internacional Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, assessoria jurídica popular e justiça de transição.

Lúcio Carobin Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmico do Curso de Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisa nas áreas de teoria geral do Direito, ensino jurídico e assessoria jurídica popular universitária.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Dossiê