Direitos Humanos e ensino jurídico crítico: a situação das universidades públicas no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2013n9p4Resumo
Reconhecendo a importância do direito na história enquanto um fenômeno complexo envolvendo lutas sociais pelas mais diversas demandas, faz-se necessário seu pensar crítico, de modo que o jurista seja capaz de situar suas práticas dentro do momento histórico no qual está inserido. Nesse desiderato tem papel fundamental o ensino superior, pois a universidade democrática é o lugar que se propõe a buscar o diálogo e a construção de um conhecimento crítico. Para tanto, intentou o presente trabalho, a partir de aportes teóricos alternativos ao dominante, analisar os planos pedagógicos de quatro faculdades de direitos de instituições públicas do Rio Grande do Sul, revelando que a disciplina de direitos humanos não é unanimidade nem mesmo entre elas. Ademais, embora os cursos pretendam um egresso de pensamento autônomo, não raras vezes acabam institucionalizando conteúdos ainda ligados a uma concepção formalista do fenômeno jurídico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.