As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula

Ione de Cássia Soares da Silva, Tatiane da Silva Prates, Lucineide Fonseca Silva Ribeiro

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p107

O presente estudo aborda sobre os desafios enfrentados pelo professor quanto ao uso de recursos tecnológicos, como prática pedagógica em sala de aula. Além disso, quantifica, verifica, identifica, demonstra e discute a importância e os benefícios das novas tecnologias no processo ensino e aprendizagem, tratando, também, do desafio do professor em lidar com estes novos recursos, suas dificuldades de aceitação e capacitação para uso dos mesmos. Ao trazer essas dificuldades para dentro da sala de aula, constatou-se uma dificuldade por parte dos docentes em aliar os novos recursos tecnológicos à metodologia e didática aplicadas nos planejamentos de suas aulas. Este texto é fruto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Montes Claros-MG, com a participação de professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. O resultado da pesquisa nos mostra que, embora o professor tenha consciência da importância do uso das novas tecnologias em sala de aula, ele ainda se depara com os desafios de se associar o conteúdo pedagógico aos instrumentos tecnológicos, o que reforça a ideia de que é preciso uma busca permanente de capacitação do docente para desenvolver habilidades e técnicas necessárias para uma aprendizagem que seja, realmente, significativa com o uso das tecnologias digitais em sala de aula.


Palavras-chave


Educação; Novas Tecnologias; Ensino-Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p107

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Em Debat: Rev., ISSNe 1980-3532, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.