As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula

Autores

  • Ione de Cássia Soares da Silva Graduada em Pedagogia Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
  • Tatiane da Silva Prates Graduada em Pedagogia Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
  • Lucineide Fonseca Silva Ribeiro Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE Sociedade Educativa do Brasil - SOEBRAS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p107

Palavras-chave:

Educação, Novas Tecnologias, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente estudo aborda sobre os desafios enfrentados pelo professor quanto ao uso de recursos tecnológicos, como prática pedagógica em sala de aula. Além disso, quantifica, verifica, identifica, demonstra e discute a importância e os benefícios das novas tecnologias no processo ensino e aprendizagem, tratando, também, do desafio do professor em lidar com estes novos recursos, suas dificuldades de aceitação e capacitação para uso dos mesmos. Ao trazer essas dificuldades para dentro da sala de aula, constatou-se uma dificuldade por parte dos docentes em aliar os novos recursos tecnológicos à metodologia e didática aplicadas nos planejamentos de suas aulas. Este texto é fruto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Montes Claros-MG, com a participação de professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. O resultado da pesquisa nos mostra que, embora o professor tenha consciência da importância do uso das novas tecnologias em sala de aula, ele ainda se depara com os desafios de se associar o conteúdo pedagógico aos instrumentos tecnológicos, o que reforça a ideia de que é preciso uma busca permanente de capacitação do docente para desenvolver habilidades e técnicas necessárias para uma aprendizagem que seja, realmente, significativa com o uso das tecnologias digitais em sala de aula.

Biografia do Autor

Ione de Cássia Soares da Silva, Graduada em Pedagogia Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)

Pedagoga pela Faculdades Integradas do Norte de Minas

Tatiane da Silva Prates, Graduada em Pedagogia Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)

Pedagoga pela Faculdades Integradas do Norte de Minas

Lucineide Fonseca Silva Ribeiro, Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE Sociedade Educativa do Brasil - SOEBRAS

Pedagoga, Orientadora do Centro de Pesquisa das Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE / Curso de Pedagogia / Administração e Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Minas Gerais/Universidade Federal da Amazônia (2008), MBA / Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Pessoas(FGV/2014) / Especialista em Pedagogia Empresarial (PUCMINAS/2004) e Psicopedagogia (INSOH/CEIVA/2003). Atualmente, Professora e Orientadora de Pesquisas do Curso de Pedagogia, Coordenou o Projeto de Extensão Pedagogia Clínica Ambulatorial da FUNORTE / SOCIEDADE EDUCATIVA DO BRASIL; Professora (Pós-Graduação / CEPPAC / FUNORTE) em Gestão do Conhecimento em Espaços Educativos Escolar e Não Escolar, Dinâmica Organizacional e Experiência em Extensão Universitária(UNIPAC, 2009/2010); Coordenadora do Curso de Pedagogia (FUNORTE/SOEBRAS, 2010/2011); Acompanhamento de cursos de Formação Profissional e Promoção Social(SENARMINAS, 2008/2010), Capacitação de Professores e Comissão Pedagógica/Programa SEMEANDO, (SENARMINAS, 2004/2008); Metodologia Científica(Pós FACULDADES SANTO AGOSTINHO, 2008).

Downloads

Publicado

2017-03-13

Edição

Seção

Artigos