A Educação Superior no limiar do governo Lula da Silva (2003-2010): políticas públicas educacionais nos marcos da reforma universitária

Autores

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula Universidade Federal do Ceará - UFC http://orcid.org/0000-0001-6356-3773
  • Kátia Regina Rodrigues Lima Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Frederico Jorge Ferreira Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Emmanoel Lima Ferreira Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p69

Palavras-chave:

Universidade, Marxismo, Democratização, Banco Mundial

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise crítica acerca da política de educação superior brasileira a qual esteve sob tutela do governo Lula da Silva. Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho se trataram, em acréscimo, de um estudo bibliográfico e documental, tendo como método de análise a dialética marxista (MARX, 2008) por compreender a realidade como síntese de múltiplas determinações, deste modo, buscando apreender o objeto a partir de seus complexos. Constatamos que a política de educação superior assume papel importante na agenda do governo em identificar este nível de ensino como um nicho de mercado promissor para extração lucrativa. Assim, a educação superior deixa de ser um direito “plenamente” social para ser convertida para o setor de serviços, mais especificamente os “serviços educacionais”.

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Integrante do Grupo de Pesquisas em Trabalho, Práxis, Política e Educação (GTPPE).

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Pós-Doutorado em Educação pela UFC. Docente da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, professor na Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará, pesquisador colaborador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE).

 

Emmanoel Lima Ferreira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, professor da Universidade Regional do Cariri, coordenador do Grupo de Estudos Marxistas (GEM).

 

Downloads

Publicado

2017-03-13

Edição

Seção

Artigos