As estratégias e ações do movimento Porto do Capim em Ação à luz do conceito de heterotopia de Foucault
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2016n16p55Resumo
Objetiva-se, por meio deste texto, lançar uma compreensão um pouco mais aprofundada das lutas travadas pelos movimentos sociais que vêm sendo protagonizados no início do século XXI, especificamente o movimento Porto do Capim em Ação, na medida em que possamos aproximar e compreender as estratégias e ações desse movimento à luz do conceito de heterotopia de Foucault, dos espaços outros, e de autores críticos da pós-modernidade, a exemplo de Soja e Valverde, que também debruçam-se sobre tal conceito, ampliando o seu entendimento e sua possível aplicabilidade. Para alcançar tal objetivo, foi necessário uma pesquisa bibliográfica, com leitura de relatórios, de artigos e de obras que tratassem do tema. Considera-se que as estratégias e táticas de lutas empreendidas pela comunidade do Porto do Capim se encaixam nesse quadro teórico como enclaves insurgentes, erráticos, no sentido de luta pela moradia; de luta pelo território; de resistência aos interesses do poder dominante em eliminar a diferença, o outro; e, por fim, no sentido de resistência à padronização normativa dos espaços urbanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.