Expansão capitalista e transnacionalização do capital: o poder global das corporações empresariais e a especificidade do caso brasileiro recente.

Autores

  • Michelangelo Marques Torres Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2012n7p45

Resumo

No bojo das recentes dimensões da reestruturação produtiva do capital e da reengenharia empresarial corporativa, as corporações capitalistas brasileiras parecem ganhar visibilidade no campo econômico latino-americano. O presente artigo procura investigar o campo das corporações transnacionais brasileiras inseridas numa lógica subordinada, de concentração e centralização internacional burguesa.

Biografia do Autor

Michelangelo Marques Torres, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e aperfeiçoamento em formação pedagógica em Ciências Sociais. Professor permanente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência docente no ensino superior, na rede pública estadual de ensino, em cursos de extensão universitária e formação política em organizações populares. Tem experiência na área de Sociologia e Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do trabalho, reestruturação produtiva, classes sociais, reengenharia empresarial, neoliberalismo, burguesia

Downloads

Publicado

2012-10-04

Edição

Seção

Dossiê (artigos e resenhas)