A Constituição de uma Sociologia Política no Brasil: vínculos entre o Pensamento Durkheimiano e a Interpretação de Oliveira Vianna sobre o Povo e as Instituições Políticas Brasileiras

Autores

  • Felipe Fontana Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Pol/UFSCar).
  • Thiago Pereira da Silva Mazucato Mestrando em Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Pol/UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2014n12p110

Resumo

Oliveira Vianna, para explicar o Brasil, considerou determinadas características estruturais inerentes à formação de nosso povo e de nossas organizações/instituições políticas. Populações Meridionais do Brasil (1922) tem o objetivo de constituir uma interpretação sobre o Brasil que, por sua vez, determinou o modo como o pensador encarou algumas saídas políticas necessárias à nação. Interessante notar como, para pensar a formação nacional e a construção de soluções mais adequadas ao Brasil, Vianna edificou em seu pensamento uma espécie de Sociologia Política e angariou uma gama significativa de ideias durkheimianas. Assim, apresentaremos a interpretação vianniana sobre o Brasil; evidenciaremos como determinados conceitos durkheimianos são articulados pelo intelectual ao construir um diagnóstico e um prognóstico para a nação; e, por fim, exporemos como essas dimensões do pensamento do autor são relevantes para apreendermos a constituição de uma Sociologia Política Brasileira que se enraizou de diferentes maneiras em nosso Pensamento Social e Político.

Biografia do Autor

Felipe Fontana, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Pol/UFSCar).

Cientista Social formado pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (DCS-UEM) e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais desta mesma instituição (PGC-UEM). Teve, durante a Iniciação Científica (PIBIC), experiência no campo da Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e no Pensamento Durkheimiano. Contudo, suas principais pesquisas após a graduação se vinculam ao Pensamento Social e Político Brasileiro. No mestrado, se dedicou ao estudo profundo dos vínculos existentes entre o pensamento de Oliveira Vianna e o de Émile Durkheim; ou seja, investigou os usos realizados pelo intelectual brasileiro em relação a determinados conceitos e noções fixados nas elaborações teóricas do sociólogo francês. Atualmente, se encontra em processo de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Pol/UFSCar). Nesse sentido, sua atenção está voltada para o trabalho desenvolvido por Oliveira Vianna como consultor jurídico no Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio entre os anos de 1932 e 1940. Para além da valiosa compreensão das especificidades inerentes a esta atividade política realizada pelo intelectual fluminense, o pesquisador também está interessado em compreender os vínculos entre as ideais do autor brasileiro e o conteúdo de seus pareceres e relatórios encaminhados para esta instituição sem, contudo, desconsiderar o contexto social e político no qual Oliveira Vianna e seu pensamento estavam imersos. Por fim, vale destacar que o pesquisador integra o grupo de pesquisa Ideias, Intelectuais e Instituições; tal grupo, por sua vez, está inscrito no âmbito das atividades do PPG-Pol/UFSCar, especificamente na Linha de Pesquisa Teoria e Pensamento Político.

Thiago Pereira da Silva Mazucato, Mestrando em Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Pol/UFSCar).

Licenciado em Sociologia (Centro Universitário Dr. Raimundo Ulson), cursando mestrado em Ciência Política (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos) e Formado em Psicanálise Clínica. Pesquisa nas linhas de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro, com ênfase para a circulação e recepção das teses do pensador alemão Karl Mannheim no Brasil na obra de Florestan Fernandes.

Downloads

Publicado

2015-09-17

Edição

Seção

Artigos