O cicloativismo no Brasil e a produção da lei de política nacional de mobilidade urbana
Resumo
A aplicação do Estatuto da Cidade (Plano Diretor participativo, Plano Diretor de Mobilidade das Cidades) e,
mais recentemente, o anteprojeto de lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana (propondo a integração das
políticas de transporte com as de desenvolvimento urbano, a melhoria do transporte coletivo, a racionalização do
uso dos motorizados individuais, e a valorização dos meios de transporte não-motorizados), demonstram que o
Brasil está em sintonia com as tendências mundiais de incentivo à mobilidade urbana sustentável. No entanto, há
uma grande lacuna entre o que acontece nas cidades e a proposta do anteprojeto da Política Nacional de
Mobilidade Urbana. Este ensaio procura fazer uma reflexão sobre o cicloativismo e a produção da lei da Política
Nacional de Mobilidade Urbana, remetendo ao estado da arte do debate sobre a política de mobilidade por
bicicleta no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Giselle Noceti Ammon Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.