O cicloativismo no Brasil e a produção da lei de política nacional de mobilidade urbana

Autores

  • Giselle Noceti Ammon Xavier UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

A aplicação do Estatuto da Cidade (Plano Diretor participativo, Plano Diretor de Mobilidade das Cidades) e,
mais recentemente, o anteprojeto de lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana (propondo a integração das
políticas de transporte com as de desenvolvimento urbano, a melhoria do transporte coletivo, a racionalização do
uso dos motorizados individuais, e a valorização dos meios de transporte não-motorizados), demonstram que o
Brasil está em sintonia com as tendências mundiais de incentivo à mobilidade urbana sustentável. No entanto, há
uma grande lacuna entre o que acontece nas cidades e a proposta do anteprojeto da Política Nacional de
Mobilidade Urbana. Este ensaio procura fazer uma reflexão sobre o cicloativismo e a produção da lei da Política
Nacional de Mobilidade Urbana, remetendo ao estado da arte do debate sobre a política de mobilidade por
bicicleta no Brasil.

Biografia do Autor

Giselle Noceti Ammon Xavier, UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda Giselle Noceti Ammon Xavier (01-07-1963), é médica e professora efetiva da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, onde no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte coordena o Grupo CICLOBRASIL, programa de pesquisa e extensão focado na mobilidade urbana e em especial no uso da bicicleta como transporte (www.udesc.br/ciclo). Coordenou a pesquisa Rotas Seguras para as Escolas (situadas ao longo de rodovias, desenvolvida com recursos da FAPESC Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), e participa da equipe de coordenação de pesquisas “ Rotas Seguras para a Escola - RSE” em Brasília (parceria com programa Pedala DF/GDF), em São Paulo aplicada ao Parque da Integração (parceria com Sub-prefeitura de Vila Prudente e SABESP), e em Florianópolis, em parceria com o IPUF - Instituto de planejamento Urbano de Florianópolis( Aqui a pesquisa e a campanha RSE foram incluídas no programa Global Road Safety Partnership – GRSP, do Banco Mundial). Giselle cursa o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (www.cfh.ufsc.br/~dich) e desenvolve projeto de Tese com o título “A bicicleta no contexto das políticas de mobilidade urbana”. Giselle é fundadora e ex-presidente da Viaciclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (www.viaciclo.org.br), fundadora e conselheira da UCB – União de Ciclistas do Brasil (www.uniaodeciclistas.org.br), participa do comitê diretivo da SUSTRAN LAC - Red de Transporte Sostenible (www.sustranlac.org) e é representante residente no Brasil do Programa de Parcerias pela Bicicleta ou Bicycle Partnership Program, que é coordenado pela ONG holandesa I-ce, Interface for Cycling Expertise (www.cycling.nl).

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Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigo