A dádiva nas relações entre empresas e sociedade: uma análise acerca da responsabilidade social empresarial sob o enfoque sociológico

Caroline Jacques

Resumo


O artigo intenciona refletir acerca do fenômeno contemporâneo da responsabilidade social das empresas tendo como pano de fundo a obra clássica de Marcel Mauss, "O Ensaio sobre a Dádiva", bem como de seus comentadores atuais. Conforme aponta a discussão teórica, as relações entre empresas e sociedade estabelecidas a partir das ações e programas do âmbito da responsabilidade social não podem estar deslocadas de uma leitura da dádiva em sua dimensão gratuita e ao mesmo tempo interessada.


Palavras-chave


Sociologia; Sociologia Econômica

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2010v7n12p42

Direitos autorais 2010 Caroline Jacques

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

R. Em Tese, revista do PPGSP da UFSC, Brasil, ISSNe 1806-5023

Licença Creative Commons
Revista licenciado pela Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.