Religião, tevê e voto: a força política do carisma institucional iurdiano

Autores

  • Juliana de Jesus Grigoli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandro Theodoro Cassoli Universidade Federal de santa Catarina - Programa de Pós Graduação em Sociologia Política.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2012v9n1p57

Resumo

Analisar a força do carisma político neopentecostal, amplificado e difundido por uma estruturada rede de comunicação que começa a tomar contornos internacionais, é o principal objetivo do presente estudo. Para tanto, tomaremos como objeto de análise a Igreja Universal do Reino de Deus e seu principal veículo de comunicação, a Rede Record de Televisão. Na primeira parte do artigo apresentaremos um histórico sobre o fenômeno religioso neopentecostal. Em seguida, descreveremos um caso emblemático atual que permite correlacionar, em termos sociológicos, religião, mídia e política. E na terceira e parte buscaremos trazer elementos teóricos dessas três áreas temáticas para fundamentar as problematizações que sistematizadas tendo como fundamento os argumentos e conceitos de Elias Canetti (1995) sobre massa e massa religiosa.

Biografia do Autor

Juliana de Jesus Grigoli, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Áreas de atuação - Direitos humanos, memória e ditadura civil-militar no Brasil.

Alessandro Theodoro Cassoli, Universidade Federal de santa Catarina - Programa de Pós Graduação em Sociologia Política.

Aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política. Área de pesquisa - movimentos sociais.

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Publicado

2012-07-15

Edição

Seção

Artigo