Religião, tevê e voto: a força política do carisma institucional iurdiano

Autores/as

  • Juliana de Jesus Grigoli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandro Theodoro Cassoli Universidade Federal de santa Catarina - Programa de Pós Graduação em Sociologia Política.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2012v9n1p57

Resumen

Analisar a força do carisma político neopentecostal, amplificado e difundido por uma estruturada rede de comunicação que começa a tomar contornos internacionais, é o principal objetivo do presente estudo. Para tanto, tomaremos como objeto de análise a Igreja Universal do Reino de Deus e seu principal veículo de comunicação, a Rede Record de Televisão. Na primeira parte do artigo apresentaremos um histórico sobre o fenômeno religioso neopentecostal. Em seguida, descreveremos um caso emblemático atual que permite correlacionar, em termos sociológicos, religião, mídia e política. E na terceira e parte buscaremos trazer elementos teóricos dessas três áreas temáticas para fundamentar as problematizações que sistematizadas tendo como fundamento os argumentos e conceitos de Elias Canetti (1995) sobre massa e massa religiosa.

Biografía del autor/a

Juliana de Jesus Grigoli, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Áreas de atuação - Direitos humanos, memória e ditadura civil-militar no Brasil.

Alessandro Theodoro Cassoli, Universidade Federal de santa Catarina - Programa de Pós Graduação em Sociologia Política.

Aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política. Área de pesquisa - movimentos sociais.

Publicado

2012-07-15

Número

Sección

Artigo