Estágio como ensaio, ensaio como forma: apropriações metódicas de como proceder metodicamente sem método

Autores

  • Antonio Alberto Brunetta Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p174

Resumo

Este ensaio problematiza as experiências de 4 duplas de estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II, durante o segundo semestre do ano de 2013 no Ensino Médio, do Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Santa Catarina. O tratamento teórico adotado orienta-se pelo texto Ensaio como forma, da obra Notas de Literatura I, de Theodor W. Adorno, o qual permite a construção de uma narrativa sobre essas experiências, as quais são entendidas por sua natureza ensaística sem dispensar o rigor acadêmico e a reflexão estética. Foram 56 horas de observação, em 7 semanas. Os resultados apontam para a necessidade de fortalecer a relação entre teoria e prática a partir da valorização da dimensão estética e estilística das aulas de regência e da assunção de sua dimensão subjetiva.

Biografia do Autor

Antonio Alberto Brunetta, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Sociais, Professor do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de metodologia de ensino de Ciências Sociais.

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Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Artigo