Estágio como ensaio, ensaio como forma: apropriações metódicas de como proceder metodicamente sem método
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p174Resumo
Este ensaio problematiza as experiências de 4 duplas de estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II, durante o segundo semestre do ano de 2013 no Ensino Médio, do Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Santa Catarina. O tratamento teórico adotado orienta-se pelo texto Ensaio como forma, da obra Notas de Literatura I, de Theodor W. Adorno, o qual permite a construção de uma narrativa sobre essas experiências, as quais são entendidas por sua natureza ensaística sem dispensar o rigor acadêmico e a reflexão estética. Foram 56 horas de observação, em 7 semanas. Os resultados apontam para a necessidade de fortalecer a relação entre teoria e prática a partir da valorização da dimensão estética e estilística das aulas de regência e da assunção de sua dimensão subjetiva.
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