Coaching na aula de Sociologia

Paulo Carlos Silva

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n2p189

Este trabalho parte da hipótese de que o Coaching, técnica bem conhecida no âmbito da administração e do esporte, poderá produzir bons resultados em sala de aula devido à sua proximidade com os objetivos de um educador que é o de conduzir seu aluno ao território do conhecimento. Inspirado na obra de Bernard Lahire e Takeuti, utilizei o método qualitativo conhecido como pesquisa-ação tendo como base ferramentas e técnicas de Coaching para coleta de dados e intervenção na realidade através da provocação da auto avaliação do aluno e imediata tomada de uma decisão. Logramos êxito no aspecto de que, sendo de escola pública, mergulhados no senso comum de estarem em uma escola inferior, foram sensibilizados para a consciência de serem autores da própria história e assim motivá-los a buscar os caminhos para o sucesso.

 


Palavras-chave


Sociologia; Coaching; Ensino Médio

Texto completo:

PDF/a


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n2p189

Direitos autorais 2016 Paulo Carlos Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Em Tese, revista editada por discentes do PPGSP da UFSC, Brasil, ISSNe 1806-5023

Licença Creative Commons
Revista licenciado pela Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.