Coaching na aula de Sociologia

Autores

  • Paulo Carlos Silva FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco SEDUC - Secretaria de educação do Estado de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n2p189

Resumo

Este trabalho parte da hipótese de que o Coaching, técnica bem conhecida no âmbito da administração e do esporte, poderá produzir bons resultados em sala de aula devido à sua proximidade com os objetivos de um educador que é o de conduzir seu aluno ao território do conhecimento. Inspirado na obra de Bernard Lahire e Takeuti, utilizei o método qualitativo conhecido como pesquisa-ação tendo como base ferramentas e técnicas de Coaching para coleta de dados e intervenção na realidade através da provocação da auto avaliação do aluno e imediata tomada de uma decisão. Logramos êxito no aspecto de que, sendo de escola pública, mergulhados no senso comum de estarem em uma escola inferior, foram sensibilizados para a consciência de serem autores da própria história e assim motivá-los a buscar os caminhos para o sucesso.

 

 

Downloads

Publicado

2016-12-09

Edição

Seção

Artigo