Coaching na aula de Sociologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n2p189Resumo
Este trabalho parte da hipótese de que o Coaching, técnica bem conhecida no âmbito da administração e do esporte, poderá produzir bons resultados em sala de aula devido à sua proximidade com os objetivos de um educador que é o de conduzir seu aluno ao território do conhecimento. Inspirado na obra de Bernard Lahire e Takeuti, utilizei o método qualitativo conhecido como pesquisa-ação tendo como base ferramentas e técnicas de Coaching para coleta de dados e intervenção na realidade através da provocação da auto avaliação do aluno e imediata tomada de uma decisão. Logramos êxito no aspecto de que, sendo de escola pública, mergulhados no senso comum de estarem em uma escola inferior, foram sensibilizados para a consciência de serem autores da própria história e assim motivá-los a buscar os caminhos para o sucesso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.