A educação como eixo da modernização do Brasil nos anos 1930: a disputa de ideias entre Nacionalistas, Igreja Católica e Escola Nova
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2017v14n1p63Resumo
Nos anos 1930, a ideia do atraso no Brasil esteve condicionada pelo mimetismo cultural, e a saída proposta pelas escolas Nacionalista, Católica e Escola Nova foi o projeto de educação como suporte para formação do ethos nacional por intermédio da cultura. A disputa de ideias entre os projetos de educação destas escolas reverberou do campo simbólico para o institucional, pela normatização do projeto de educação no Ministério da Educação e Saúde, do governo Vargas. O objetivo deste artigo atende a dois movimentos: o primeiro buscar compreender o diagnóstico do atraso e prognóstico dele por intermédio da interpretação de Fernando de Azevedo, pela análise das suas obras A Cultura Brasileira e Novos Caminhos e Novos Fins; o segundo movimento, em que medida o Ministério Capanema adotou diretrizes apontadas nos três projetos em disputa para a formulação do Plano Nacional da EducaçãoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.