A educação como eixo da modernização do Brasil nos anos 1930: a disputa de ideias entre Nacionalistas, Igreja Católica e Escola Nova

Autores/as

  • Rafael Gonçalves Gumiero Universidade Federal da Grande Dourados
  • Aline Vanessa Zambello Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2017v14n1p63

Resumen

Nos anos 1930, a ideia do atraso no Brasil esteve condicionada pelo mimetismo cultural, e a saída proposta pelas escolas Nacionalista, Católica e Escola Nova foi o projeto de educação como suporte para formação do ethos nacional por intermédio da cultura. A disputa de ideias entre os projetos de educação destas escolas reverberou do campo simbólico para o institucional, pela  normatização do projeto de educação no Ministério da Educação e Saúde, do governo Vargas. O objetivo deste artigo atende a dois movimentos: o primeiro buscar compreender o diagnóstico do atraso e prognóstico dele por intermédio da interpretação de Fernando de Azevedo, pela análise das suas obras A Cultura Brasileira e Novos Caminhos e Novos Fins; o segundo movimento, em que medida o Ministério Capanema adotou diretrizes apontadas nos três projetos em disputa para a formulação do Plano Nacional da Educação

Biografía del autor/a

Rafael Gonçalves Gumiero, Universidade Federal da Grande Dourados

Bolsista de Pós Doutorado do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e membro do Laboratório Interdisciplinar sobre Direitos, Diversidades e Diferenças na Fronteira (LADIF). É bacharel e licenciado em Ciências Sociais (2006-2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi bolsista do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, defendeu a dissertação "Diálogo das teses do Subdesenvolvimento de Rostow, Nurkse e Myrdal com a Teoria do Desenvolvimento de Celso Furtado". Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, defendeu a tese "As dimensões do desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário de Suape: política econômica e política social". Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Atua nos seguintes temas: pensamento de Celso Furtado, teoria do subdesenvolvimento, território e desigualdades sociais, avaliação de políticas públicas regionais e de educação.

Aline Vanessa Zambello, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Ciência Política no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Unicamp, mestra em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos, Bacharela em Ciências Sociais pela UFSCar . Possui pesquisas na linha de Educação e Desenvolvimento, com trabalhos publicados no campo de políticas públicas para Educação Superior. Membro do Grupo de Pesquisa "Ideias, Intelectuais e Instituições".

Publicado

2017-07-26

Número

Sección

Artigo para Dossiê