A incorporação espacial de migrantes bolivianos na cidade de Córdoba, Argentina: concentração e dispersão?

Autores

  • Pablo Sebastián Gómez Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) y Universidad Nacional de Córdoba (UNC)/Universidad Siglo 21(UES21)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n1p243

Resumo

 

 

O objetivo deste artigo é analisar os padrões espaciais e sociodemográficos dos migrantes bolivianos na cidade de Córdoba, Argentina. Com base em teorias de incorporação espacial e pesquisas anteriores, a clivagem concentração / dispersão é analisada como uma dimensão que contribui para explicar os padrões de assentamento na cidade. Em primeiro lugar, sugere-se que os migrantes mais antigos estejam dispersos principalmente na cidade, enquanto os migrantes mais recentes estão em espaços de concentração. Em segundo lugar, os migrantes dispersos na cidade apresentam melhores indicadores socioeconômicos do que os agrupados. No entanto, em termos comparativos com outros grupos migratórios, sugere-se a complexidade e as nuances da clivagem concentração / dispersão como uma dimensão que ajuda a compreender os padrões de incorporação espacial.

 

 

Biografia do Autor

Pablo Sebastián Gómez, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) y Universidad Nacional de Córdoba (UNC)/Universidad Siglo 21(UES21)

Membro: Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) y Universidad Nacional de Córdoba (UNC)/Universidad Siglo 21(UES21), Argentina.

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

Artigo