A presença da (Ciência) Politica e seus conceitos nos Livros Didáticos de Sociologia no PNLD 2015

Guilherme Fernando Schnekenberg, Maria Aparecida Bridi

Resumo


Neste texto, apresentamos uma análise sobre a abordagem das categorias de Democracia e Cidadania nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2015. A partir dos documentos oficiais e das seis obras didáticas escolhidos por aquele programa, selecionamos conceitos e categorias próprios, mas não restritos, da Ciência Política. Com uma metodologia qualitativa, identificamos como eram tratados nos livros didáticos. A leitura sistemática das obras nos permitiu comparar as abordagens dadas a cada um dos conceitos e categorias elencadas nas peças didáticas. Nesse processo, analisamos, sobretudo, as disciplinas que eram referência para autores e autoras de livros didáticos. A análise sobre a formação dos autores das obras revela que a sua maioria absoluta possui formação em Ciências Sociais, o que expressa uma das condições para que as obras contemplem as três áreas.  


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; Ensino de Ciência Política; Livros Didáticos; Conhecimento Escolar; Currículo

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p168

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