Ubiquidade e crise pandêmica: o que há de novo no trabalho em educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p24

Resumo

A crise pandêmica de 2020, ocasionada pela Covid-19, desencadeou uma série de mudanças às quais convencionou-se denominar de “novo normal”. A área da educação foi particularmente afetada, haja vista que foi uma das primeiras a terem suas atividades presenciais suspensas e reorganizadas para atividades remotas. Desde o início destas atividades, uma série de preocupações têm sido levantadas por entidades de classe, associações científicas e por intelectuais acerca das condições de trabalho em educação sob o novo normal instaurado pela crise pandêmica. Neste artigo, a partir de três estudos publicados sobre o trabalho docente durante a pandemia, procedemos um cotejamento entre os dados e a produção acadêmica nos estudos do trabalho, a fim de evidenciar o que há de novo no trabalho em educação e o que são continuidades de um segmento profissional que gradativamente vem sendo permeado por práticas ubíquas. Entre mudanças e permanências no trabalho em educação, propomos a mobilização do conceito de ubiquidade como categoria explicativa que permita captar as especificidades da docência nestes contextos.

Biografia do Autor

Rafael da Cunha Lara, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação. Pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho

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Publicado

2020-09-23