Ubiquidade e crise pandêmica: o que há de novo no trabalho em educação?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p24Resumo
A crise pandêmica de 2020, ocasionada pela Covid-19, desencadeou uma série de mudanças às quais convencionou-se denominar de “novo normal”. A área da educação foi particularmente afetada, haja vista que foi uma das primeiras a terem suas atividades presenciais suspensas e reorganizadas para atividades remotas. Desde o início destas atividades, uma série de preocupações têm sido levantadas por entidades de classe, associações científicas e por intelectuais acerca das condições de trabalho em educação sob o novo normal instaurado pela crise pandêmica. Neste artigo, a partir de três estudos publicados sobre o trabalho docente durante a pandemia, procedemos um cotejamento entre os dados e a produção acadêmica nos estudos do trabalho, a fim de evidenciar o que há de novo no trabalho em educação e o que são continuidades de um segmento profissional que gradativamente vem sendo permeado por práticas ubíquas. Entre mudanças e permanências no trabalho em educação, propomos a mobilização do conceito de ubiquidade como categoria explicativa que permita captar as especificidades da docência nestes contextos.
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