A incorporação espacial de migrantes bolivianos na cidade de Córdoba, Argentina: concentração e dispersão?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n1p243Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os padrões espaciais e sociodemográficos dos migrantes bolivianos na cidade de Córdoba, Argentina. Com base em teorias de incorporação espacial e pesquisas anteriores, a clivagem concentração / dispersão é analisada como uma dimensão que contribui para explicar os padrões de assentamento na cidade. Em primeiro lugar, sugere-se que os migrantes mais antigos estejam dispersos principalmente na cidade, enquanto os migrantes mais recentes estão em espaços de concentração. Em segundo lugar, os migrantes dispersos na cidade apresentam melhores indicadores socioeconômicos do que os agrupados. No entanto, em termos comparativos com outros grupos migratórios, sugere-se a complexidade e as nuances da clivagem concentração / dispersão como uma dimensão que ajuda a compreender os padrões de incorporação espacial.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.