A burocracia na sociologia da dominação de Max Weber: contribuições à pesquisa educacional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2021.e74264Resumo
Dentre a diversidade de temas abordados pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) no livro Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, encontramos a sistematização de estudos sobre a “Sociologia da Dominação”. Com base nesses estudos, delineamos nesse artigo os fundamentos, as particularidades e as implicações da burocracia na esfera administrativa, enquanto tipo ideal, na Sociologia da Dominação de Max Weber, com a finalidade de explicitar as contribuições desse conceito à pesquisa educacional. Para isso, primeiramente, realizamos uma incursão teórica ao contexto histórico e teórico-metodológico da Sociologia da Dominação de Weber para apreender o conceito de burocracia. Num segundo momento, problematizamos as formulações de Weber sobre a burocracia, a fim de explicitar as características da administração burocrática. Posteriormente, indicamos as possíveis contribuições teórico-metodológicas do conceito de burocracia à pesquisa educacional. Por fim, a título conclusivo do artigo, salientamos a importância da apropriação da teoria social crítica de Max Weber para a análise de temas atuais da educação brasileira.
Referências
BARBARA, Vanessa. O Gênesis: Idem, Ibidem. Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 171, p. 96-97, mai. 2010.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
COHN, Gabriel (Org.). Weber: sociologia. 7.ed. São Paulo: Ática, 1999.
COHN, Gabriel. Crítica e resignação: fundamentos da sociologia de Max Weber. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense, 1970.
PRESTES MOTTA, Fernando Carlos. Controle social nas organizações. Revista de Administração Empresas, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 11-25, jul./set. 1979.
PROTETTI, Fernando Henrique. Burocracia e pós-graduação lato sensu na Unesp: os cursos de especialização na área de Educação (1999-2010). Dissertação em Educação Escolar. Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, 2010.
TRAGTENBERG, Maurício. A atualidade de Max Weber. In: WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016, p. 15-62.
TRAGTENBERG, Maurício. O pensamento de Max Weber. In: TRAGTENBERG, Maurício. Teoria e ação libertária. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 451-472.
WEBER, Max. Os letrados chineses. In: WEBER, Max. Ensaios de sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010, p. 288-306.
WEBER, Max. A ciência como vocação. In: WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2002, p. 15-52.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 2. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 1. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999a.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Em Tese

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.