Para uma filosofia desde o Brasil

Romper as "amarras" epistêmicas eurocentradas e reinventar dialogicamente nossa filosofia

Autores

  • Diego Aragão UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2022.e82076

Resumo

Pensar a possibilidade de uma Filosofia Brasileira ou construída desde o Brasil pode se mostrar uma tarefa complexa, capaz de levantar questionamentos acerca não só da própria definição do que seja filosófico, como também problematizar os limites da Filosofia. A relevância de investigar tal possibilidade reside no necessário desvestir-se colonial que vigora na prática filosófica universitária e no apontar novos caminhos filosóficos radicados no lugar e no tempo do filósofo. A metodologia da investigação realizada é a de revisão bibliográfica assentada nos estudos decoloniais desenvolvidos pelo autor. Pelas problematizações realizadas, notou-se a necessidade de construção de uma Filosofia desde o Brasil, desatrelada de nacionalismos e de identidades filosóficas vinculadas ao legado moderno eurocentrado. A interlocução com a Literatura, bem como com outras Artes, pode possibilitar o vislumbre de caminhos que expandem os limites do exercício filosófico e, assim permitem um pensar de outra forma e situado espaciotemporal nas problemáticas dos “de baixo”.

Referências

ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. Rio de Janeiro: Edição da Casa do Estudante do Brasil, 1942.

CABRERA, Julio. Europeu não significa universal. Brasileiro não significa nacional. Rev.Brasileira de Humanidades, nº2, nov. 2014/jan e fev. 2015.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1991. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. O ato de criação. 1999.

FEYERABEND, Paul. Adeus à razão. Lisboa: Edições 70, 1991.

DUSSEL, Enrique Domingos. Método para uma filosofia da libertação. São Paulo: Loyola, 1986.

GOMES, Roberto. Crítica à razão tupiniquim. São Paulo: FTD, 1994.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MARQUES, Lúcio Álvaro. Formas do pensar: aportes metodológicos à filosofia brasileira. Rev.Argumentos, ano 13, n.25, jan./jul/2021

MARQUEZ, Gabriel García. O amor nos tempos do cólera. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2018.

MENESES, Maria Paula/SANTOS, Boaventura de Sousa – org. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

MIGNOLO, Walter D. Histórias Locais/projetos globais – colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2004.

PANSARELLI, Daniel. Filosofia Latinoamericana: a partir de Enrique Dussel. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2015.

SEGALÉS, Juan J. Bautista. ¿Qué significa pensar desde América Latina? Hacia uma racionalidad transmoderna e postoccidental. Madrid: Ediciones Akal, 2014.

SOMBRA, Laurênio Leite. O ocidente como problema filosófico. Ver.Ideação, nº35, jan./jun. 2017.

SOUSA AQUINO, John Karley. Narciscismo às avessas e a nossa filosofia brasileira. RevModernos &Contemporâneos, v.4, n.8, jan./jun., 2020 pp. 164-179.

Downloads

Publicado

2022-03-28