Max Weber, o mendicante e o político na Índia: ou quando o não-puritano gera a não-violência

Autores

  • Arilson Silva de Oliveira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2023.e94003

Palavras-chave:

Índia, Política, Magia, Max Weber

Resumo

Sob o olhar de Max Weber e na esteira de sua teoria com Louis Dumont, analisamos como o contexto e o imaginário indiano antigo nos apresentam possibilidades de coexistência entre a violência e a “não-violência”, entre a irracionalidade do mundo e o desdém para com a ética de fraternidade e o afã pela riqueza, sem colocar em “perigo” a “salvação” ou a libertação da alma. Sumariamente, caracterizam-se a ação violenta e a não-violência em um mesmo patamar: vocacionais, dependendo do contexto e dos agentes sociais envolvidos. Neste caso, há dois agentes específicos: o mendicante intelectual br?hma?a e o político violento; este último, direcionado pelo primeiro a coexistir com ideias e ações da não-violência. Demostramos, assim, como a força da hierarquia estabelecida na sociedade de casta, junto aos imaginários que a envolvem, foram capazes de sacralizar ações aparentemente contraditórias.  

Biografia do Autor

Arilson Silva de Oliveira, UFCG

Bacharel e Licenciado em História (USP), Mestre em Sociologia (USP), Doutor em História Social (USP), Pós-Doutor em Religião e Sociedade (PUC-SP) e ex-bolsista CAPES e FAPESP. Atualmente é Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS) da UFCG, Prof. Adjunto II do Curso de Ciências Sociais da UFCG, Pesquisador do Grupo de Estudos em Sociologia da Religião GESR (UFCG), Membro da ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões), Membro da ANPUH (Associação Nacional de História) e Pesquisador do Laboratório de Estudos da Ásia (LEA - USP). 

Referências

Literaturas Indianas

(BG) – BHAGAVAD-G?T?. By Graham M. Schweig. “The Beloved Lord’s Secret Love Song”. New York: Harper One, 2007.

(BG) – BHAGAVAD-G?T?. By MARTÍN, Consuelo. Bhagavad-g?t?. Con los comentarios advaita de ?ankara. Madrid: Editorial Trotta, 2009.

(BP) – BH?GAVATA PUR??A. Por Swami Prabhupada. “?r?mad-Bh?gavatam”. São Paulo: BBT, 19 tomos, 1995.

ARTHA??STRA. By R. P. Kangle. Delhi: Motilal Banarsidass, vols. I-III, 1986.

MANU-SM?TI. Versión Castellana de V. García Calderón. Manava-Dharma-Sastra. Paris: Casa Editorial Garnier Hermanos, 1924.

(RV) - ?G VEDA. By Wend Doniger O’Flaherty. The Rig Veda. London: Penguin Books, 2004.

Outros

ARON, Raymond. La sociología alemana contemporánea. Buenos Aires: Paidós, 1965.

BASHAM, Arthur L. The wonder that was India. New York: Hawthorn Books, 1963.

BHATTACHARJEE, Arun. History of ancient india. Delhi: Sterling Publishers, 1979.

BLOCH, Marc. Les rois thaumaturgues. Paris: Gallimard, 1983.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BURCKHARDT, Titus. Ciencia moderna y sabiduría tradicional. Madrid: Taurus, 1982.

BURNOUF, Eugène. Lotus de la bonne Loi. Paris: Imprimerie Nationale, 1852.

COHN, Gabriel. Crítica e resignação, fundamentos da sociologia de Max Weber. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979.

CONRAD, Dieter. Weber’s Conception of Hindu Dharma as a Paradigm. In: KANTOWSKY, Detlef (org.). Recent research on Max Weber’s studies of Hinduism, 1986, p. 169-192.

DUMONT, Louis. Homo hierarchicus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP, 1997.

ELIADE, Mircea. Mefistófeles e o andrógino. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FLOOD, Gavin. El hinduísmo. Madrid: Akal, 2008.

KANTOROWICZ, Ernst. The king’s two bodies: a study in medieval political theology. Princeton: Princeton University Press, 1997.

KOSAMBI, D.D. The culture and civilization of ancient India. Delhi: Vikas P. House, 1994.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

MAYER, Adrian. The king’s two thrones. MAN, New Series, vol. 20, n. 2, p. 205-221, Jun.1985.

MURRAY, H.J.R. A history of chess. London: Oxford University Press, 1913.

PANIKKAR, Raimundo. “In the Notion of Human Rights a Western Concept?” Interculture, vol. XVII, n. 1, Cahier, 1982.

PIERUCCI, Flávio. O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2003.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

SINGH, Upinder. Political violence in ancient India. Harvard University Press, 2017.

SMITH, Huston. As religiões do mundo: nossas grandes tradições de sabedoria. São Paulo: Cultrix, 1997.

SOUZA SANTOS, Boaventura de. “Uma Concepção Multicultural de Direitos Humanos”. Lua Nova, n. 39, p. 105-124, 1997.

STUTLEY, Margaret. The illustrated dictionary of Hindu iconography. Boston: Routledge Library Editions: Hinduism, 2019.

THAPAR, Romila. A history of India. Baltimore: Penguin Books, 1966.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2013.

WEBER, Max. Ensayos sobre sociología de la religión. T. I-III, Madrid: Taurus, 1987.

WEBER, Max. Economía y sociedad: esbozo de sociología comprensiva. México: FCE, 1992.

WEBER, Max. Hinduismus und buddhismus. Tübingen: J. C. B. Mohr., 1996.

WEBER, Max. Weber. Org. de Gabriel Cohn. Coleção GCS, n. 13, SP: Ática, 1999.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Vol. I, Brasília: Editora UNB, 2000.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WILKINS, W. Mitología hindu. Barcelona: Visión, 1980.

ZIMMER, Heinrich. Filosofias da Índia. São Paulo: Palas Athena, 1997.

Downloads

Publicado

2023-11-17