Max Weber, o mendicante e o político na Índia: ou quando o não-puritano gera a não-violência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2023.e94003Palavras-chave:
Índia, Política, Magia, Max WeberResumo
Sob o olhar de Max Weber e na esteira de sua teoria com Louis Dumont, analisamos como o contexto e o imaginário indiano antigo nos apresentam possibilidades de coexistência entre a violência e a “não-violência”, entre a irracionalidade do mundo e o desdém para com a ética de fraternidade e o afã pela riqueza, sem colocar em “perigo” a “salvação” ou a libertação da alma. Sumariamente, caracterizam-se a ação violenta e a não-violência em um mesmo patamar: vocacionais, dependendo do contexto e dos agentes sociais envolvidos. Neste caso, há dois agentes específicos: o mendicante intelectual br?hma?a e o político violento; este último, direcionado pelo primeiro a coexistir com ideias e ações da não-violência. Demostramos, assim, como a força da hierarquia estabelecida na sociedade de casta, junto aos imaginários que a envolvem, foram capazes de sacralizar ações aparentemente contraditórias.
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