O gênero nas campanhas de Raquel Lyra e Marília Arraes em 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2023.e96047

Palavras-chave:

Campanhas eleitorais, Eleições 2022, Propaganda eleitoral, Gênero

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a mobilização do gênero nas campanhas de Raquel Lyra e Marília Arraes para o governo de Pernambuco em 2022. Questionamos se houve a mobilização do gênero nas campanhas da disputa no Pernambuco e, se sim: como o gênero é mobilizado? Qual o caráter da abordagem do gênero? Há reforço ou questionamento dos estereótipos de gênero? Para isso, observamos os programas exibidos pelo Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) das candidatas a partir da tipologia proposta por Panke (2020), que compreende a associação dos estereótipos de papéis da mulher na sociedade que, mobilizados em conjunto, constituem um tipo específico de candidata. 

Biografia do Autor

Rafaela Berger Pereira, Federal University of Paraná

Graduanda em Ciências Sociais
Departamento de Ciência Política, Universidade Federal do Paraná, UFPR,
Curitiba, Brasil

Mércia Alves, Federal University of Paraná

Doutorado em Ciência Política
Departamento de Ciência Política, Universidade Federal do Paraná, UFPR,
Curitiba, Brasil

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Publicado

2024-03-11