Pensamento político brasileiro: o vigor de um campo de pesquisa

Autores

  • Vera Alves Cepêda Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Josnei Di Carlo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2017v14n1p5

Resumo

Por causa dos artigos recebidos para o Dossiê Pensamento Político Brasileiro, publicado em duas partes, nas edições da Em Tese de 2017, podemos inferir tanto o vigor constante das pesquisas presentes nesse campo de estudo quanto o interesse despertado por ele nas novas gerações de pesquisadores. A longevidade das pesquisas sobre o pensamento político brasileiro (PPB), que antecede a própria institucionalização da Ciência Política no Brasil, demostra o potencial investigativo desse campo - quando se reposiciona a compreensão de uma determinada tese ou se modifica a explicação das condições históricas de sua origem. Tomando o Dossiê Pensamento Político Brasileiro da Em Tese como uma amostra desse campo de estudo, podemos refletir sobre o estado da arte e da produção intelectual do PPB. Através dos temas dos 16 artigos desse dossiê e do IES de seus autores, podemos refletir sobre os grupos de estudo do PPB e ao avançarmos com a análise das referências bibliográficas usadas neles para questões teóricas e metodológicas desse campo.

Biografia do Autor

Vera Alves Cepêda, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado e doutorado em ciência política pela Universidade de São Paulo (1998; 2004) e pós-doutorado em ciência política pelo IESP/UERJ (2016). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar na graduação, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGPol) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Desenvolve pesquisas no campo do pensamento político e social brasileiro, em especial nos temas das interpretações sobre o Brasil, na atuação de instituições, intelectuais e teorias ligados ao problema do desenvolvimento, da democracia e das capacidades e ação do Estado em contexto periférico. Pesquisa também o processo de construção e os resultados de políticas públicas para inclusão social e equidade em período recente.

Josnei Di Carlo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2006, com especialização em Ensino de Sociologia, em 2010, na mesma instituição de ensino superior. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2013. Atualmente é discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) e pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também é editor gerente da Em Tese, revista editada pelos discentes do PPGSP/UFSC.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Edição

Seção

Artigo para Dossiê