Gênero e currículo: olhares do feminismo negro e decolonial sobre um livro didático de Sociologia

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p143

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar algumas considerações acerca de um levantamento preliminar do conteúdo sobre gênero, presente no livro didático “Sociologia para Jovens do Século XXI”, de Luiz Fernandes de Oliveira e Ricardo Cesar Rocha da Costa, à luz das perspectivas contra-hegemônicas do feminismo negro e decolonial. Para isso, as reflexões de María Lugones, Magdalene Ang-Lygate, Djamila Ribeiro, Ochy Curiel e Chandra Mohanty serão aqui tomadas como principais referências. Em linhas gerais, pensar a dinâmica de (re)distribuição de poder dentro de um currículo escolar, através do que e como certos conteúdos estão ou não presentes, mobilizou o exercício que aqui está proposto. Em um contexto marcado por notória incidência da discussão sobre gênero, dentro e fora da academia, combinado a fortes reações contrárias a abordagem dos temas que tal conceito mobiliza, as considerações que apresento aqui buscam sinalizar a preponderância, na atual conjuntura, de pensar criticamente gênero, demarcando o seu papel epistemológico na Sociologia escolar.

Biografia do Autor

Marcia Menezes Thomaz Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora EBTT de Sociologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). 


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Publicado

2019-06-06