The History that History does not tell
a typewriter in the hand and unlived memories in the head
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2022.e83636Abstract
This article proposes to reflect on how insurgent narratives can contribute to an erasure of Afro-Diasporic culture in the contemporary scene. Therefore, the experience of performance [escrevedor de histórias] Quilombolas edition, research theme, is articulated with the collaborations of the work Teaching to transgress, by the American writer bell hooks and Sonia Sobral's reflections on Publics (spectator), to think about the colonial status quo of the performing arts, in the city of Curitiba and expose the need for a politically engaged performance, presenting the phenomenon of the Passinho dance style, the contributions of the Samba Schools and the Quilombola Remaining Communities as insurgent narratives.
References
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Break Dance Brasil Metrô São Bento 1993 Parte 1. [S.I.: s. n.], 2009. 1 vídeo (9 min). Publicado pelo canal Casa do Vintage Paulo Hefko. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JgPR9nYLDDw Acesso em: 29 ago. 2021.
CAMARGO, Geraldo Leão Veiga de. Paranismo: arte, ideologia e relações sociais no Paraná (1853 – 1953). Tese [Doutorado em História]. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná́. Curitiba, 2007. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/46372/R%20-%20T%20-%20GERALDO%20LEAO%20VEIGA%20DE%20CAMARGO.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 29 ago. 2021.
COSTA, Fabiano. Pará tem mais percentual dos que se declaram pretos ou pardos, diz estudo. G1. Disponível em: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/11/para-tem-maior-percentual-dos-que-se-declaram-pretos-ou-pardos-diz-estudo.html Acesso em: 29 ago. 2021.
CRONIN, Sarah. A história do Passinho e sua chegada às Olimpíadas de 2016. Rio on Watchi. Disponível em: https://rioonwatch.org.br/?p=21737 Acesso em: 29 ago. 2021.
DANIEL, André Ribeiro. Paranismo, passado e presente: análise discursiva do Manifesto Paranista e reflexões sobre suas consequências no fazer artístico popular hoje em Curitiba. 35f. TCC [Especialização em Artes Híbridas]. Universidade Tecnológica do Paraná. Curitiba, 2016. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/13272/1/CT_CEART_I_2016_03.pdf Acesso em: 29 ago. 2021.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
Intercâmbio inédito reúne a dança do passinho e a 'street dance' de Nova York no Cacilda Becker. [S. I.: s. n.], 2018. 1 vídeo (10 min). Publicado pelo canal Funarte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UEq1joXYHKA&t=631s Acesso em: 29 ago. 2021.
hooks, bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade/bell hooks; tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2ª edição. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2017.
MALÊ, Marcel. [escrevedor de histórias] edição Quilombolas. Curitiba: [s.n.], 2021.
MANGUEIRA, Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de. Mangueira Sambas-enredo. Mangueira. Disponível em: https://mangueira.com.br/site/sambas-enredo/ Acesso em: 29 ago. 2021.
MARQUES, Lorena de Lima. Diáspora africana, você sabe o que é? Fundação Cultural Palmares. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=53464 Acesso em: 29 ago. 2021.
NASCIMENTO, Maria Beatriz. Beatriz Nascimento, Quilombola e Intelectual: Possibilidade nos dias da destruição. Diáspora Africana: Filhos da África, 2018.
ONISHI, Norimitsu. A conscientização racial na França, onde a questão racial é um tabu. DC:. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/a-conscientizacao-racial-na-franca-onde-a-questao-e-um-tabu Acesso em: 29 ago. 2021.
ORI. Direção de Raquel Gerber. Brasil: Estelar Produções Cinematográficas e Culturais Ltda, 1989, vídeo (131 min.), colorido. Relançado em 2009, em formato digital.
PINHEIRO, Lisandra Barbosa Macedo. Negritude, apropriação cultural e a “crise conceitual” das identidades na modernidade. In: Simpósio Nacional de História, 28., Florianópolis, SC, 27-31 de julho 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.
REIS, Rodrigo Ferreira dos Reis. Beatriz Nascimento vive entre nós: pensamentos, narrativas e a emancipação do ser (anos 70/90). 2020. 139 p. Dissertação (Mestrado em História). Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/5062/Rodrigo_Ferreira_dos_Reis_Disserta__o_16154885995475_5062.pdf Acesso em: 12 out. 2021
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017. (Feminismos plurais).
SOBRAL, Sonia. Os públicos no plural, ou os públicos no singular – parte 1. Cultura e Mercado. Disponível em: https://culturaemercado.com.br/os-publicos-no-plural-ou-os-publicos-no-singular-parte-i/ Acesso em: 29 ago. 2021.
SOUTO, Stéfane. Aquilombar-se: Insurgências negras na gestão cultural contemporânea. Metamorfose, v. 4 n. 4, 134-145, 2020.
WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 585-590, jul./dez. 2015. Resenha de: ADAMS, Telmo. WALSH, Catherine (Ed.) Pedagogías decoloniales: Prácticas isurgentes de resistir, (re) existir y (re) viver.Tomo I. Quito. Ecuador: Ediciones Abya Yala. 2013. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7096 Acesso em: 18 out. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.





