O desencantamento do mundo, a crise ambiental e o pensamento complexo
Resumen
A racionalidade da moral ascética rejeitou o que é esteticamente irracional dentro do mundo de forma a alcançar sua meta de domínio ‘vigilante’ da conduta de vida. Esta racionalidade permitiu a consolidação da idéia da objetividade racional do progresso, e o domínio do mundo natural pela tecnologia. A ciência clássica, baseada nesta racionalidade sofre, no entanto, de uma crise de
legitimidade, por mostrar-se insuficiente para abarcar todos os problemas enfrentados, ao expulsar de sua
lógica o mitológico, o poético e a criatividade. O presente trabalho objetiva analisar o conceito “desencantamento do mundo” de Max Weber, para, com base nele, refletir acerca da crise da racionalidade técnico-científica, e propor, fundamentando-se nas idéias de Morin, uma compreensão mais apropriada da complexidade da realidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Verônica Gonçalves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.





