Balanço das publicações da Em Tese no período 2003-2016

Autores

  • Josnei Di Carlo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n2p1

Resumo

Em 2014, a Em Tese, revista editada por discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reformulou sua política editorial. Antes, seu foco era a produção dos(as) discentes do PPGSP/UFSC. Neste editorial, fazemos um balanço dos trabalhos publicados na revista desde sua fundação em 2003 para avaliarmos a atual política editorial. O objetivo de afastar a Em Tese da endogenia através de sua divulgação foi atingido, levando-a a mudar: 43,46% dos(as) autores(as) dos artigos provém de 17 estados diferentes, de todas as regiões; doutorandos(as) passam a publicar tanto ou mais do que mestrandos(as) nela; pós-doutores(as) começam a publicar em suas edições; a presença de professores(as) torna-se mais frequentes em suas páginas; assim por diante. Sua maior circulação institucional fez com que ela deixasse de ser reflexo do programa que a abriga, passando a refletir a produção científica e as práticas acadêmicas nacionais. Com isso, as assimetrias dos programas de pós-graduação em ciência política e sociologia, destacadamente a regional e a de gênero, passam a fazer parte dos indicadores da Em Tese.

Biografia do Autor

Josnei Di Carlo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2006, com especialização em Ensino de Sociologia, em 2010, na mesma instituição de ensino superior. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2013. Atualmente é discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) e pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também é editor-gerente da Em Tese, revista editada pelos discentes do PPGSP/UFSC. 

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Publicado

2016-12-09

Edição

Seção

Editorial