A produção de uma disciplina escolar: um estudo sobre as concepções de ensino e as estratégias metodológicas empregadas por professores(as) de Sociologia

Autores/as

  • Eduardo Carvalho Ferreira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n2p204

Resumen

Em sua condição atual a disciplina escolar de Sociologia pode parecer mais estável e consensual do que alguns anos atrás, no entanto, ainda persistem muitas dúvidas sobre seu projeto disciplinar. Sua recente consolidação como disciplina escolar tem produzido uma história curricular bastante oscilante em virtude das inovações educativas trazidas pelas políticas educacionais do período pós Lei 3.934/96. Fruto desse contexto emergiu uma renovação do ensino da disciplina, aportando novos significados e construindo novas práticas, em um momento de retomada da formação de professores pelos cursos de Ciências Sociais no Brasil. Neste artigo apresento algumas ideias a partir de estudo de caso sobre o que pensam os professores de Sociologia e os efeitos dessa renovação em suas práticas de ensino.

Biografía del autor/a

Eduardo Carvalho Ferreira, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação (FE/USP)

Publicado

2016-12-09

Número

Sección

Artigo