As Análises de Ostrogorski e Michels sobre os Partidos Políticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n1p60

Resumen

Partindo da constatação de que estudos partidários, em geral, não têm como foco a análise sobre o grau de democracia na tomada de decisões no interior dos partidos políticos, e, considerando que, a ausência de questionamento sobre esses processos decisório exclui da equação democrática um de seus elementos fundamentais. Este artigo objetiva contribuir com o debate sobre os limites e possibilidades da democracia intrapartidária, ao revisitar os marcos fundadores dos estudos sobre partidos. Assim analisa o clássico, mas por vezes ignorado, trabalho de Ostrogorski; o fundamental, porém estigmatizado e, não raramente, abordado superficialmente, “Sociologia dos Partidos Políticos” de Michels; bem como o debate realizado por Weber.

Biografía del autor/a

Tássia Rabelo de Pinho, Universidade Federal da Paraíba


Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em partidos políticos em perspectiva comparada e gênero e política

Citas

COUTO, Cláudio Gonçalves. Oligarquia e processos de oligarquização : o aporte de Michels à Análise Política Contemporânea". Revista de Sociologia e Política, v. 20, n. 44, p. 47-62, 2012.

GRAMSCI, Antonio: Maquiavel, a política e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

HIRSCHMAN, Albert. A retórica da intransigência: perversidade, futilidade, ameaça. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

MANIN, Bernard. The Principles of Representative Government. New York: Cambridge University Press, v. 54, 1997.

MICHELS, Robert. Sociologia dos partidos políticos. Brasília: Ed. UnB, 1982.

MICHELS, Robert. A sociologia dos partidos políticos. São Paulo: Senzala, [s.d.].

OSTROGORSKI, Moisey J. Democracy and the organization of political parties. New York: Macmillan Company, v. 1, 1902a.

OSTROGORSKI, Moisey J. Democracy and the organization of political parties. New York: Macmillan Company, v. 2, 1902b.

RIBEIRO, Pedro Floriano. Realismo e Utopia em Robert Michels. Revista de Sociologia e Política, v. 20, n. 44, p. 31-46, 2012.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Coleção: O ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2006.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Vol. II. São Paulo: Editora Universidade de Brasília, 2004.

Publicado

2020-01-02

Número

Sección

Artigo