O que se entende por educação: as abordagens da sociologia clássica de Durkheim, Weber e Marx

Autores

  • Fabiane Medina Cruz Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n1p161

Resumo

A Educação é um tema chave na sociedade moderna. Sabemos hoje que o projeto moderno de civilização se utilizou da Educação para consolidar sua tirania de colonização e controle hegemônico. Por esse motivo, tivemos por bastante tempo, apenas uma concepção do que é Educação, mas que isso tem mudado. Por conseguinte, o imaginário social ainda remete ao conservadorismo do tema, pois toda vez que perguntado o que se entende por Educação, automaticamente relacionamos às praticas escolares de treinamento técnico. Por esse motivo, o presente trabalho procura refletir sociologicamente a respeito da Educação. Para isso utiliza do percurso das teorias clássicas da Sociologia, visando fugir do padrão normativo, para tentar pensar possibilidades de projetos educacionais com autonomia.

Biografia do Autor

Fabiane Medina Cruz, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Atuou como consultora na Coordenadoria da Mulher, na mobilização das Conferências pelo interior do MS (2011). Realizou curadoria da exposição documental do acervo histórico do Ciclo da Erva-Mate no Brasil, apresentado pelo Museu da Imagem e Som MS (2011). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociedade Civil e Participação Política de grupos subalternos na Esfera Pública; Mulheres do Campo, Gênero e Movimento Feminista; Representações Sócio-Espaciais do ambiente Urbano e Rural.

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Publicado

2016-07-09

Edição

Seção

Artigo