A luta pela educação escolar indígena como resistência epistemológica

Entrevista com o cacique Luiz Katu

Autores

  • Samuel Penteado Urban Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2022.e83132

Resumo

O objetivo principal do desenvolvimento da entrevista com o Cacique Luiz katu (José Luiz Soares) foi o de conhecer a luta pela educação escolar indígena no estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente no que se refere ao Ensino Fundamental. E isso tem a ver a denúncia de uma situação desumanizante, e que gerou o anúncio por meio de uma resistência epistemológica. Cacique Luiz Katu recebeu o entrevistador, de forma virtual, em 27 de maio de 2020. Cabe destacar, que diálogo com o Cacique foi orientado pelas diretrizes da entrevista semiestruturada e, assim, contou com um roteiro de questões previamente formulado pelo entrevistador. Ele foi dividido em quatro temas (questões): relação do entrevistado com a educação, início das atividades no magistério, luta pela educação indígena na aldeia e no estado do Rio Grande do Norte e, por fim, questões pontuais acerca da escola existente na aldeia.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; ASSUMPÇÃO, Raiane. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: notas sobre o Estado e a política. 4 ed., Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.

MARTINS, Marcos Francisco. Educação não escolar: discussão terminológica e mapeamento dos fundamentos das tendências. Revista Contrapontos - Eletrônica, Itajaí, v. 16, n. 1, 2016. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/7609#:~:text=O%20artigo%20problematiza%20as%20terminologias,sustentado%20no%20materialismo%20hist%C3%B3rico%2Ddial%C3%A9tico. Acesso em: 12 dez. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 1 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Mesa-redonda - Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos. GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação) e PPGEd (Programa de Mestrado em Educação), Sorocaba, 2016.

Downloads

Publicado

2022-03-28