Subúrbios ilustrados: o moderno e a modernidade nos subúrbios do rio de janeiro através das revistas ilustradas (1902-1922)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2023.e96716Palavras-chave:
Rio de Janeiro, Modernidade, Belle Époque, Subúrbios, UrbanizaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo expor o debate sobre o processo de produção do espaço suburbano durante a belle époque no Rio de Janeiro através de práticas socioespaciais descritas em textos, ilustrações e fotografias publicados em revistas ilustradas das duas primeiras décadas do século XX. Serão utilizadas revistas ilustradas como fontes principais, observando discursos e representações sobre os subúrbios e a população suburbana da época, assim como suas reivindicações e observações de colunistas dos periódicos. De forma prévia, sustenta-se o argumento da materialização dos discursos de modernização da época na forma de revistas ilustradas.
Referências
AGESTA, Maria de las Nieves. El lector imaginado. Lecturas y lectores em la prensa ilustrada de Bahía Blanca (Argentina, 1902-1927). HistoReLo. Revista de História Regional y Local. Nº 22, vol. 11, jul.-dez. De 2019, pp. 17-60.
BERMAN, Marshall. Tudo o que é Sólido se Desmancha no Ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
FEIJÃO, Rosane. Smartismo: elegância masculina e modernidade no início do século XX no Rio de Janeiro. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Curitiba, PR. 4 a 7 de setembro de 2009.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo. Ed: Loyola, 1999.
HALL, Stuart. Da Diáspora. identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
___________. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio/ Apicuri, 2016.
MARTINS, Ana Luiza. Da fantasia à História: folheando páginas revisteiras. História. São Paulo, v. 22, n. 1, pp. 59-79, 2003.
MONTEIRO, Evelyn Morgan. A Revista: modernismo e identidade fluminense (1919-1923). Dissertação de Mestrado: Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura, PUC-Rio, 2008.
MÉRIAN, Jean-Yves. A belle époque francesa e seus reflexos no Brasil. In. PINHEIRO, Luís da Cunha; RODRIGUES, Maria Manuel Marques (orgs.). A Belle Époque Brasileira. Lisboa: CLEPUL – Centro de Literaturas Lusófonas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
NOVAES, Gabriela Pontin. Cidade dos Desejos: belle époque, lazer e imprensa em Piracicaba (1900-1914). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Paraná, 2010.
SOUZA, Marcelo Lopes. Os Conceitos Fundamentais da Pesquisa Sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
VELLOSO, Mônica Pimenta. História & Modernismo. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2010.
_______________________. Modernismo no Rio de Janeiro: turunas e quixotes. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.