Gestão de design & design thinking: uma relação possível
Palavras-chave:
Gestão de Design, Design, Design Thinking.Resumo
No intuito de manterem-se competitivas, as empresas utilizam diversas
estratégias para diferenciar- se da concorrência e obter destaque
no mercado. Neste sentido, o design e modo como este é gerenciado
são fatores de grande importância.O presente artigo tem como objetivo
discutir os temas design thinking e gestão de design bem como estabelecer
uma relação entre ambos. Como metodologia para alcançar o
objetivo foi utilizada uma pesquisa exploratória e bibliográica. Os resultados
alcançados mostram que a gestão de design está estreitamente
relacionada com o design thinking e que estabelecer esta relação traz
benefícios para o modelo de negócio em si.
Referências
AVEDAÑO, Luiz E. C. Gestão do Design.Desine. n.3, 2002. DisponÃvel
em: <http://www.dezine.com.br/zine/003/avedano_003.htm> Acesso
em 10 dezembro 2010.
BEST, Kathryn. Design Management: Managing Design Strategy,
Process and Implementation. Londres: Ava Publishing, 2006.
BROWN, Tim. Dossiê pensamento de design. HSM Management, n.79,
ano 14, vol.10, p. 68- 76.2010. Entrevista concedida a Matthew Budman.
CLARK, Kevin; SMITH, Ron. Unleashing the Power of Design
Thinking. In: LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value. Nova Iorque: Allworth
Press, 2010. cap. 5, p. 47- 56.
FRASER, Heather M. A. Designing Business: New Models for Success.
In: LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking: Integrating Innovation,
Customer Experience, and Brand Value. Nova Iorque: Allworth Press,
cap. 4, p. 354-6 .
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed.
São Paulo: Atlas, 2002.
GIMENO, José Maria Ivañez. La gestión del diseño la empresa. Madrid:
McGraw Hill, 2000.
LOCKWOOD, Thomas. Transition: Becoming a Design-
Minded Organization. In:________. Design Thinking: Integrating InnovatioN
CustomerExperience, and Brand Value. Nova Iorque: Allworth
Press, 2010. cap. 8, p. 6850-.
MANUAL de gestão de design. Porto: Centro Português de Design,
CPD, 1997.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas de; MERINO, Eugenio Andrés
DÃaz. A Gestão de Design como Estratégia Organizacional. Londrina:EDUEL, 2008.
MOZOTA, Brigite Borja de. Design Management: using design to build
brand value and corporate innovation. Paris: Allworth Press, 2003.
NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo design. Porto Alegre:
Bookman, 2010.
PHILLIPS, Peter L. Brie ing: A gestão do projeto de design. São Paulo:
Blucher, 2008.
SERAFIM, Luiz Eduardo. Empresas que inovam lucram mais. 2008.
DisponÃvel em: <http://www.pr.senai.br/inova/News1423content57294.
shtml> Acesso em 10 novembro 2010.