A identidade de marca da empresa Callalily Pijamas, por meio do prisma da identidade de Kapferer
Palavras-chave:
Marca, Branding, Identidade de Marca.Resumo
O propósito deste estudo foi definir a identidade de marca da empresa Callalily Pijamas. Foram coletadas informações, por meio da técnica de grupo focal e analisadas para aplicá-las no prisma de identidade de Kapferer. A pesquisa abordou conteúdos a respeito de marcas, branding e identidade de marca, baseado em autores como Consolo (2015), Aaker (1998) e Guilhermo (2012). O grupo focal facilitou a elaboração das estratégias encontradas no prisma. O resultado da identidade demonstrou para a Callalily, um direcionamento de comunicação para atrair os consumidores. Concluindo, a pesquisa realçou a importância da definição da identidade de uma marca.Referências
AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
AAKER, D. A. Marcas: Brand Equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Elsevier, 1998.
CHEVALIER, M. MAZZALOVO, G. Pró Logo. São Paulo: Panda Books, 2007.
CONSOLO, C. Marcas: design estratégico. Do sÃmbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.
GUILHERMO, Ã. Branding: Design e estratégias de marcas. São Paulo: Demais Editora, 2012.
INSTITUTO INTERNACIONAL DE ANÃLISE DE NEGÓCIOS. O Guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios (Guia BABOK). DisponÃvel em: <https://books.google.com.br/books?id=wZvSEEg39N4C&pg=PA178&dq=grupo+focal&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiuw-Gm04fXAhWIWpAKHdQWD9wQ6AEIJjAA#v=onepage&q=grupo%20focal&f=false>. Acesso em: 17 ago. 2017.
KAPFERER, J. Marcas à prova de prática: aprendendo com os erros. Porto Alegre: Bookman, 2004.
LINDSTROM, M. Brandsense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos. Porto Alegre: Bookman, 2011.
LOGO UFSC. TXM Branding. DisponÃvel em: < http://logo.ufsc.br/home/pt/txm/> Acesso em: 16 set. 2017.
MARTINS, J.R. Branding. Um Manual para Você Criar, Gerenciar e Avaliar Marcas. 3 ed. Revista Ampliada. 2006.
NEUMEIER, M. The Brand Gap: O abismo da marca: como construir a ponte entre a estratégia e o design. Porto Alegre: Bookman, 2008.
PETRELLI, M. Modelo para análise do Grau de Assimetria de Percepção (GAP) da marca corporativa: A contribuição do Design no processo de Branding. 2016. 197 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós Graduação em Design. Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
SEBASTIANY, G. Como definir o posicionamento de marca. DisponÃvel em: <http://brandster.com.br>. Acesso em: 16 set. 2017.
SILVA, E. L. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005. DisponÃvel em: <https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.
SILVA, M.R. ARBEX, D. F. Marca dos sonhos: metodologia de design e contribuição do branding para o desenvolvimento de marcas emocionais. LOGO e-revista, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2010. DisponÃvel em: <http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/2834/3360>. Acesso em: 15 set. 2017.
STRUNCK, G. L. T. L. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar seus valores. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.
WHEELER, A. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2012.