Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
Palavras-chave:
Ensino do Design, Plataformas Colaborativas, Contextos Educativos.Resumo
O presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa.
Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design.Referências
BROWN, D. Designing Together: The collaboration and conflict management handbook for creative professionals. s.l.: New Riders, 2013.
BÜCHLER, D. & BIGGS, M. Architectural Design and the problem of Practice-Based Research. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. FAU Mackenzie: s.l., p.1-16,2008.
CANDY, L. Practice Based Research: A Guide. Sydney: University of Technology, 2006.
FERRARA, L. In GASPARETTO, F. Il design è morto, viva il design collaborativo. EconomyUp It. Agosto, 2016. DisponÃvel em http://www.economyup.it/blog/4620_il-design-e-morto-viva-il-design-collaborativo.htm. Acesso em 9/8/2016.
FUKUDA, S. Age of Subjective Engineering, Emotional Engineering. New York: Springer, 2015.
GUIMARÃES, L. B. de M. A Ideia de Cadeias Produtivas para Implantação de Comunidades Sustentáveis. IX Congresso Nacional de Excelênia em Gestão, Rio de Janeiro: CNEG, p.1-22,2013.
HALL, S., A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, [1992] 2004.
JUEZ, F. M. Contribuciones para una antropologÃa del diseño. Barcelona: Gedisa, 2002.
MAYR, E. & Provine, W. The Evolutionary Synthesis: Perspectives on the Unification of Biology. 4ª ed. Harvard: Harvard Univerity Press, [1980]1998.
RIJO, C. Design de comunicação cultura, identidade dos sÃtios e suas representações. Alcântara, do sÃtio aos sÃtios: território para um modelo. 2015. Tese (Doutoramento em Design) – Faculdade de Arquitectura, Lisboa.
RIJO, C. A Identidade dos espaços e o design: uma questão de responsabilidade
socialâ€, Revista I.E. Maio de 2014.
RIJO, C. Identity: From Global to Local. In: MERLY S. (ed.) Cultural Diversity International Perspectives, Impacts on the Workplace and Educational Challenges. Nova Science Publisher, Inc.: New York, 2014, p. 140-159. ISBN: 978-1-63321-696-9.