Inovação, crowdsourcing e crowd-design: possibilidades de atuação no cenário contemporâneo
Palavras-chave:
Inovação, Crowdsourcing, Crowd-design.Resumo
O século XXI é a era das redes colaborativas. A indústria já não é mais o maior setor da economia e as pessoas já demonstram iniciativa em produzir o que é de interesse próprio ou comunitário. Mediante revisão de literatura sobre inovação, contemporaneidade, crowdsourcing e crowd-design e a apresentação de um case de design premiado, o Eatwell, um conjunto de mesa para pessoas com deficiências cognitivas, como doença de Alzhiemer, é possível compreender a importância da articulação de stakeholders para se fazer inovação hoje, sem depender de um grande investidor ou do interesse e liderança da indústria.
Referências
CABEZA, Edison Uriel RodrÃguez; MOURA, Mônica. OPEN DESIGN: abertura + design = prática projetual para a transformação social. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 11., 2014, Gramado. Anais... Gramado: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014, p. 2719-2730.
DE MASI, Domenico. O Ócio Criativo. Tradução por Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
DICKIE, Isadora Burmeister et al. O Processo de Desenvolvimento De Produtos Via Crowd-Design: oportunidades para a sustentabilidade. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 11., 2014, Gramado. Anais... Gramado: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014, p. 1268-1279.
DICKIE, Isadora Burmeister; SANTOS; Aguinaldo dos. Bases para Entendimento do Crowdsourcing e sua Aplicação em Projetos de Crowd-design. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 11., 2014, Gramado. Anais... Gramado: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014, p. 1256-1267.
EATWELL. Eatwell: tableware for people with Special need/Alzhiemer's. DisponÃvel em: <http://www.eatwellset.com>. Acesso em 15 out. 2015.
EATWELL. Eatwell Tableware Set. DisponÃvel em: <https://www.youtube.com/watch?v=PhIQRl2D9c0>. Acesso em Acesso em 15 out. 2015.
MANZINI, Ezio. Design in a changing world: in the age of networks and sustainability. Palestra proferida no 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design em 30 set. 2014.
MANZINI, Ezio. The New Way of the Future: Small, Local, Open and Connected. DisponÃvel em: <https://centres.smu.edu.sg/lien/files/2013/10/SocialSpace2011-The-New-Way-of-the-Future-Small-local-open-and-connected-Ezio-Manzini-.pdf>. Acesso em: 22 out. 2015.
OECD. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3.ed. 2005. DisponÃvel em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0026/26032.pdf>. Acesso em 15 out. 2015.
SHOYAMA, Thayenne et al. Elaboração do desafio no processo de Crowd Design do projeto Sustainability Maker Brazil. In: GAMPI Plural, 4., 2014, Joinville. Anais... Joinville: Univille, 2014, p. 343-355.