Chamada de contribuições para o Dossiê "Migração laboral e Produção de Commodities na África: Conexões Globais"

2023-12-18

A mobilidade humana através de fronteiras culturais, políticas e sociais não é novidade na história africana. À medida que as pessoas se moviam para além de seus horizontes imediatos por inúmeras razões, elas (in)conscientemente impulsionavam mudanças desde tempos imemoriais. No entanto, a crescente interconexão das sociedades africanas com o desenvolvimento de mercados globais ao longo dos últimos seis séculos trouxe consequências abrangentes, inclusive o surgimento de desigualdades abissais (Green, 2019). A criação de mercados de trabalho nos quais a força laboral (seja ela “livre’’ ou não) fosse recrutada a longas distâncias para atender à produção de mercadorias tem sido estudada há décadas. No entanto, como colocou Samir Amin, muitas perspectivas sobre a migração de trabalhadores fracassam em ser mais do que tautologias que explicam o fenômeno da migração de trabalhadores simplesmente indicando a existência de pessoas propensas a migrar (Amin, 1995). Além disso, muitas investigações acadêmicas sobre a migração de trabalhadores na África têm ficado travadas na descrição de casos que se encaixam em um “espectro” tipológico de trabalho forçado desde a escravidão até o trabalho “livre” mediado por contratos (Martino, 2022).

 

Este Dossiê Temático pretende reunir estudos sobre migração laboral que enfoquem a agência de trabalhadores migrantes em transformar as conexões entre a África e alhures. Seu objetivo é destacar como a própria criação dessas conexões dependeu significativamente da circulação de homens e mulheres envolvidos na produção/extração de commodities para o comércio de longa distância em escala global. Buscamos, assim, evidenciar como a migração de trabalhadores na África é um aspecto fundamental para entender a crescente interconexão do mundo por meio de mercados de commodities como algodão, fibras duras, café, cacau, azeite de dendê, minérios, entre muitos outros. Contribuições baseadas em fontes escritas e orais coletadas de arquivos africanos são especialmente bem-vindas.

 

Referências:

AMIN, Samir.  Migrations in Contemporary Africa: A Retrospective View. In: BAKER, Jonathan; AINA, Tade A. (eds.) The Migration Experience in Africa. Uppsala: Nordiska Afrikainstitutet, 1995. p. 29-40.

GREEN, Toby. A Fistful of Shells: West Africa from the rise of the slave trade to the age of Revolutions. Londres: Penguin Books, 2019.

MARTINO, Enrique. Touts: Recruiting Indentured Labor in the Gulf of Guinea. Oldenbourg: De Gruyter, 2022.

 

Proponentes:

Kerem Duymus. Africa Institute da University of Leipzig, programa de pesquisa da Global and Area Studies Graduate School. Seu principal interesse de pesquisa é a história da governança e política-economia na África Ocidental durante o século XIX.

Felipe Barradas Correia Castro Bastos. Ele concluiu seu mestrado (2018) e doutorado (2022) no programa de História Social da África na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisando temas relacionados à formação de movimentos anticoloniais e movimentos de migração de trabalhadores entre Moçambique e Tanzânia, especialmente a formação da indústria de sisal na África Oriental contemporânea (1880-1960). Atualmente, ele é professor de História Global na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Brasil.

 

Encaminhamento de trabalhos: até 10 de fevereiro de 2024
Avaliação pelos/as pareceristas: até 30 de março de 2024
Revisão dos trabalhos pelos/as autores/as, com base nos pareceres: até 15 de abril de 2024.
Publicação: maio de 2024.