Caminhos e descaminhos do modernismo brasileiro: o "confronto" entre Anita e Tarsila

Autores

  • Maria de Fátima Morethy Couto Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2008v15n19p125

Palavras-chave:

Modernismo brasileiro, Crítica de arte, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti

Resumo

Meu texto tem por objetivo analisar um aspe reciso da historiografia de dois ícones do movimeto modernista brasileiro: o "confronto" que teria existido entre a bela tarsila e a "mulher-menina" anita Malfatti. Para alguns historiadores, o mal-estar criado pela convivência com Tarsila foi uma das razões que levaram anita a recuar de seu engajamento vanguardista e buscar uma arte "sem excessos". Destaco aqui a contribuição de dois autores: Gilda de Mello e Souza, em seu artigo "Vanguarda e Nacionalismo na década de Vinte", de 1975, e Sergio Miceli, em seu livro "Nacional Estrangeiro", publicado em 2003, tratam do tema apontando o quanto as vantagens físicas e materiais de Tarsila ajudaram-na a impor-se como a musa final do movimento modernista brasileiro.

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Publicado

2008-03-21

Edição

Seção

Dossiê