Apontamentos iniciais para a semiótica de um gênero: o filme musical

Ciro Flamarion Cardoso

Resumo


Este artigo aplica indicações de Yuri Lotman sobre a incidência semiótica de um texto dentro do texto a um gênero específico marcado por tal fenômeno, o filme musical. Para esclarecer a incidência indicada, analisam-se três filmes musicais: South Pacific (Josha Logan, 1958), West Side story (Robert Wise e Jerome Robbins, 1961) e My fair lady (George Cukor, 1964). A intenção da análise é mostrar as modalidades diferentes em que se cumprem as hipóteses derivadas de Lotman, no relativo às formas de integrar ou, pelo contrário, de separar taxativamentre os subtextos representados e os subtextos cantados e/ou dançados.


Palavras-chave


Gênero cinematográfico; Filme musical; Semiótica; Subtextos; Yuri Lotman

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p32

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Esboços: histórias em contextos globais - ISSN da versão impressa 1414-722x (cessou em 2008) e ISSN eletrônico 2175-7976 - Florianópolis - SC - Brasil