A diversidade da cultura fronteiriça a Oeste da província do Rio Grande de São Pedro: o comércio e a paróquia de São Patrício de Itaqui (1850-1870)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n28p192Resumo
Este artigo analisa a organização da atividade mercantil que se estabelece na Província do Rio Grande de São Pedro, na segunda metade do século XIX, a partir da Paróquia de São Patrício de Itaqui, entre 1850 e 1870. Busca identificar como se manifestava a atividade mercantil em uma região de fronteira aberta e suscetível aos fluxos de artigos, pessoas e associações comerciais que se prolongavam ao longo do Rio Uruguai, colaborando para dinamizar a atuação dos comerciantes e negociantes nessa sociedade. Fontes primárias, jurídicas e administrativas, ajudaram a identificar por meio da pesquisa quantitativa um comércio que se prolongava graças à atuação de uma série de agentes e estratégias privadas de acumulação de recursos que se multiplicam nesse espaço fronteiriço, tornando possível a ampliação das atividades dos mais variados ramos de negócios. Assim, o comércio criou múltiplas estratégias nessa sociedade de fronteira favorável aos interesses mercantis que nos dispomos a analisar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.