Um mal silencioso: a regulamentação de agroquímicos no Brasil

Autores

  • Juliana Brocca Presa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2013v20n30p164

Resumo

Trata-se da resenha do livro De defensivos agrícolas a agrotóxicos: desafios para a regulamentação dos agroquímicos no Brasil, escrito por Maria Leonor Paes Cavalcanti Ferreira e publicado pela Editora da UFSC e Fundação José Boitex, é resultado da dissertação de mestrado da autora. O livro refere-se a regulamentação de produtos sintéticos para fins agrícolas no Brasil, conhecidos como agrotóxicos. Relacionando o desenvolvimento desses produtos com a teoria da sociedade de risco. Acrescenta que os agrotóxicos, produtos da indústria química, são substâncias que devem ser controladas pelo Poder Público em virtude da magnitude de danos que podem provocar. Este livro levanta questões e esclarece dúvidas a respeito da percepção jurídica sobre o uso e registro de agrotóxicos no Brasil. Além disso, a autora traz questões a este respeito que estão sendo discutidas em nível mundial e para tanto faz uso de bibliografias que não se limitam a esfera do direito, ao contrário, trata-se de um livro recomendado a diferentes públicos, acadêmicos ou não, que se interessem pela temática.  

Biografia do Autor

Juliana Brocca Presa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Aluna de doutorado em história pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: história cultural, linha de pesquisa: migrações, construções sócio-culturais e meio ambiente. Orientada pelo professor Dr. João Klug e co-orientada pela professora Dra. Eunice Sueli Nodari. É mestre e graduada em História também pela UFSC. Fez parte do Grupo de Pesquisa do CNPq Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental - LABIMHA/UFSC (2007 - 2011), do qual foi bolsista quando graduanda. Atua na área de História do Brasil, com ênfase nos seguintes temas: imigração, migração, história agrícola e ambiental.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Presa, J. B. (2013). Um mal silencioso: a regulamentação de agroquímicos no Brasil. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 20(30), 164–167. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2013v20n30p164